top of page

Como Tornar se um Artista Profissional

 

Pintura - Imagem por Computador – Escultura - Outras Opções

Desenvolver-se como um artista Professional exige talento, disciplina, esforço e boa vontade para se sacrificar. Você precisará desenvolver habilidades e disciplina em desenho, conceitualização e observação direta.

  • Permaneça instruído! É provável que até mesmo se você é alguém abençoado por uma capacidade natural, ainda haja espaço para crescer e desenvolver esses talentos.

 

  • Perceba seus pontos fracos, e combata-os totalmente ou até que você os tenha superado! Por exemplo: se você é um retratista clássico que não desenha pés, então provavelmente precise desenhar tantos pés quanto forem necessários até que você possa realmente “desenhar pés”.

 

  • Pesquise sobre seu objetivo. Até mesmo uma peça imaginada tem que ser desenvolvida a partir da memória observacional e do conhecimento. Uma abordagem científica e estrutural é a chave para criar uma ilusão bem sucedida.

 

  • Pesquise o estilo. Antes que você apresente uma obra de arte, certifique-se de que você compreende quais elementos de estilo estão sendo manipulados, e de que forma. Tudo o que você produzir tem que parecer intencional.

 

  • Comece solto e gestual; já que, tudo o que você esteja fazendo primeiramente são simplesmente formas dentro das linhas de composição (essas linhas devem igualar as proporções da peça final). Deve haver vários esboços antes de a peça final ser criada.

 

  • Aqueça-se! Antes que possa produzir uma boa obra de arte, você tem que se aquecer! Seu primeiro desenho pode não ser tão bom quanto o seu último. Você tem que direcionar seu foco!

 

  • Dê atenção especial à sua composição, a fase inicial é para este propósito. Certifique-se de que as bordas de sua imagem não estejam desviadas, e assegure-se de que os olhos observadores estejam indo somente onde você quer que ele chegue.

 

  • Faça um bom jogo de cores. Aprenda sobre a natureza da visão, e a ciência da luz. Observe fotos, mas não as copie, Compreenda a temperatura da cor e a coloração da sombra. Estude a teoria da cor!

 

  • Fique atento à qualidade de seus materiais. Independente do fato de que um bom artista pode fazer quaisquer materiais parecer bons, você deve dar a si mesmo os melhores materiais artísticos (infelizmente, geralmente são os mais caros). Além do que, você quer ser um profissional, certo? Um profissional não deve utilizar um ótimo material?

 

  • Selecione e utilize somente os detalhes que você precisar, o restante do embelezamento é somente mais uma distração e perda de tempo. Use a diferenciação detalhada para enfatizar suas peças.

 

  • Quanto mais peças preliminares, melhor será a peça final.

 

  • Se for uma boa peça, certifique-se de que as pessoas saibam quem a fez. Se não for boa, dispense. A quantidade real de boa arte que um profissional produz é bem pequena perto da quantidade de material ruim que um profissional produz e que deve dispensar durante o processo. Nunca jogue fora trabalhos ruins ou velhos, é uma boa motivação para o futuro. Mantenha tudo guardado, de forma que você possa voltar e verificar o quanto você melhorou. Isto realmente ajuda se você estiver desanimado, e não consiga sair de um estado depressivo (que é inevitável, todos os artistas passam por isso), então você nunca se tornará um profissional.

 

  • Experimente e expresse-se. Um artista que vende uma obra de arte está realmente vendendo uma peça de si mesmo. Deixe as tintas se misturarem, mixarem e fluírem, se isso fizer bem; e confie em seus talentos e instintos.

 

 

  •  Encontre sua mídia. Artistas profissionais trabalham em dezenas de mídias, e encontrar uma que seja comercializável e se encaixe em seu estilo será sua primeira prioridade. Aqui, alguns exemplos:

  •  

  • Pintura em óleo. Para os pintores habilidosos que criam peças de arte originais para expor e vender em exposições em galerias, está é a mídia mais antiga utilizada. Existem muitas coisas para listar envolvidas em se tornar um profissional em pintura a óleo, como escolher uma técnica, estilo, e tema preferido, mas você deve pesquisar os estilos e temas que sejam comercializáveis para ter sucesso sem se viver na pobreza. Aqui estão alguns temas que podem oferecer esperanças de uma carreira de sucesso.

 

  • Retratos. Alguns retratos de benfeitores ou executivos de instituições e pessoas significativas na história da companhia e óleos tendem a criar uma peça de arte dignificante para esse objetivo.

 

 

  • Paisagens em geral. Para o decorador e o colecionador, essas peças são procuradas como investimentos ou simples decoração. O tamanho e a qualidade de uma obra individual, e de forma mais importante, a reputação do artista, ajudam a determinar o valor do trabalho.

 

  • Natureza morta. Assim como paisagens, são geralmente compradas com objetivos decorativos, e possíveis clientes podem ser colecionadores e profissionais para usar em decoração em seus locais de trabalho.

 

  • Abstratos. Esses são mais prováveis de serem procurados por pessoas com gostos mais específicos, ou ideias de Art Nouveau , e o Mercado provavelmente não está tão aberto para eles, já que a pessoa deve ser um conhecedor para apreciar uma arte abstrata bem executada.

 

 

  • Pintura em acrílico. Esta é essencialmente a mesma que a pintura em óleo, exceto que os materiais à base de água tendem a ser menos caros, e secam mais rapidamente, permitindo que um trabalho seja completado em menos tempo. Existem temas similares para acrílico e óleo.

 

  • Aquarela. Esta é uma mídia mais rápida para execução, e com habilidade dá excelente resultados. A água pode cobrir áreas maiores mais rapidamente do que pinceladas, e a tinta seca muito rapidamente. A mídia não é tão adequada para retratos, mas é comumente utilizada para paisagens, paisagens marinhas, e natureza morta. Por conta da facilidade relativa em se criar uma pintura em aquarela, elas são comumente vendidas em locais como exposições em calçadas, lojas de souvenirs de locais de férias, galerias de consignação, e exposições de arte. Elas podem ser criadas e vendidas de forma mais barata do que óleos e acrílicos, e encaradas como uma forma de arte mais acessível.

 

  •  Conheça sua mídia, do aspecto básico de misturar as tintas, esticar o canvas, trabalhar com uma paleta, para finalizar uma obra de arte completa. Emoldurar e agenciar pode ser feito por um profissional, mas fique atento ao custo que isso agrega ao seu trabalho de forma significativa, e isto terá efeito no sucesso em vender sua pintura.

 

  • Utilize suas habilidades para produzir um portfólio que você atualizará continuamente com seu melhor trabalho, e estabeleça reuniões para mostrar seu trabalho aos negociadores e às pessoas que podem estar propensas a expor as peças para você. Bibliotecas, restaurantes, hotéis, e outros locais públicos e de trabalho ficarão felizes de expor seus trabalhos, se eles tiverem qualidade suficiente e forem adequados para a atmosfera e clima do ambiente.

 

  • Procure por exposições públicas e outros eventos para expor seu trabalho. Tenha uma brochura impressa com ilustrações de seu trabalho, detalhes de contato, e outras informações disponíveis para pessoas interessadas.

 

  • Tome nota dos pedidos das pessoas que veem seu trabalho. Os artistas profissionais geralmente acham que o trabalho comissionado é mais confiável para seus rendimentos, e algumas comissões bem-sucedidas abrirão portas em muitos casos, já que a pessoa que comissiona o trabalho geralmente o faz para demonstrá-lo, o que faz propaganda para você, artista.

 

  • Aprender a respeito, e possivelmente procurar por oportunidades em imagens por computador, também chamadas de imagens digitais. Este é um campo emergente na arte. Usando software e computadores modernos, imagens digitais podem ser criadas, estocadas e transmitidas com relativa facilidade quando comparadas às pinturas. Essas imagens são usadas em uma grande variedade de campos, incluindo:

 

  • Propaganda. Os produtos podem ser demonstrados com técnicas de imagens digitais para chamar a atenção do público, ajudando a construir uma campanha de marketing bem-sucedida com o mínimo de gastos em campo, como viagem, modelos e custos de locação.

 

  • Ilustração para publicações. Muitos negócios dependem do marketing online e de folhetos impressos para mostrar exemplos de seus produtos ou ofertas de negócios. As revistas usam imagens digitais para ilustrar ideias conceituais onde a fotografia não pode cumprir essa tarefa com sucesso.

 

  • Filmagens. Com o aumento dos efeitos especiais em filmes levando ao limite de onde um filme pode nos levar, geralmente o único limite é a capacidade de o artista digital gráfico criar elementos realísticos para o filme.

 

 

  • Ramalhar neste meio exige uma instrução extensiva de educação profissional, ou longas horas de auto-estudo, investimentos em hardware e software, e um grande senso de mercadologia.

 

  • Procurar por pessoas bem-sucedidas no campo e falar com eles sobre os passos que eles tomaram para se estabelecerem. Eles podem estar procurando por colaboradores para trabalhar em projetos, e também ficando atento para um pagamento regular, você terá uma visão do trabalho ’real ‘ necessário para ser bem-sucedido neste campo de mídia

 

 

O método de aprendizado de desenho ideal:


1 – Defina os assuntos que você mais gosta de desenhar, ex.: casas, flores, animais, carros, o corpo humano, retratos... Tente escolher um único assunto para você seguir com ele até aprender os procedimentos corretos.

2 – Use materiais simples no começo. Lápis barato, porém macio (4B ou 6B) e papel jornal ou sul fite. Se isso não for acessível use caneta vagabunda, papel de embrulho ou que der.

3 – Reúna uma certa quantidade de modelos, talvez 10 ou 15, sobre o assunto que você escolheu. Recorte fotos de revistas se for o caso. E organize estes modelos em ordem de dificuldade, do mais fácil de fazer para o mais difícil e cheio de detalhes.

4 – Treine a técnica de observação de contornos. Escolha um dos modelos e comece a copiá-lo para seu papel, percorrendo os contornos externos, ignorando as sombras ou brilhos, para fazer um desenho só com linhas. Olhe mais para o modelo do que para o papel. Risque cada contorno que você percebe. Não se preocupe se sair errado. Evite ficar apagando. Só se dê por satisfeito se o desenho ficar muito parecido com seu modelo. Tente uma, duas, três, quatro... Mil oitocentos e noventa e sete vezes... Até se sentir satisfeito com o resultado.

5 – Se organizem para fazer no mínimo um desenho por dia observando estes modelos (sempre indo do mais fácil, com poucos detalhes, para o mais difícil cheio de ornamentos). Use o que você puder para tentar fazer seu desenho parecido com o modelo. Leve cerca de 30 a 50 minutos por desenho.

6 – Depois de treinar bastante a observação. Escolha mais modelos. Você deve ficar bom no desenho de contornos. O desenho de contorno é o que chamamos de esboço. É ele que define a forma e mostra os erros e distorções, antes da etapa de aplicação de luzes e sombras. Tente deixar seu desenho linear limpo e correto.

7 – Selecione os melhores desenhos de contorno para aplicar luz e sombra. O seu modelo vai te mostrar onde há zonas de claro (que você deve deixar em branco) e áreas escuras que deve preencher com o lápis. Desenhem primeiro os claros e vá escurecendo aos poucos. Verifique onde estão as áreas pretas e reforce bem o preto para valorizar seu trabalho.

8 – Faça vários desenhos observando modelos. O grande desafio da arte é criar coisas que se pareçam com a realidade. Treinar o desenho de observação é uma prática adotada por todos os artistas do mundo, principalmente porque ele nos oferece repertório e idéias novas para criar desenhos e pinturas inéditas.

E este é todo o processo do desenho. Você deve ver e desenhar. Não há barreiras, você não precisa aprender grandes teorias. E não deve se aprisionar em seus medos: medo de errar, medo de não ser aceito, medo de não conseguir um bom resultado... 

Desenhar é ver, e praticar é aprender. Quando tiver feito os seus desenhos observando os modelos, você vai perceber a evolução do seu trabalho, aí o próximo passo é continuar treinando outras técnicas artísticas, variando com modelos de outros assuntos e estudando as teorias artísticas e suas possibilidades de expressão. Ao final dessa jornada, com certeza terá se formado um grande artista. E vai chegar o momento que copiar modelos não será mais necessário.


O segredo está na jornada. O fim é a acumulação do que se aprendeu durante sua jornada de descobertas. Se tiver acumulado muito em termos de experiências próprias, com certeza será capaz de produzir uma arte mais rica.

O Retrato de Miss Led

Artes Plásticas

 

Profissões relacionadas ao curso: Curador, assessor em museus e galerias, crítico de arte, restaurador, monitor em museus e eventos, professor de artes.

Artista plástico


O artista plástico utiliza diferentes linguagens artísticas visuais, como desenho, escultura, pintura, gravura e animações digitais, para criar suas obras e expressar suas ideias e sentimentos. Pode trabalhar com os mais diversos materiais, desde telas, tintas, papel, argila, metais, madeira, pedra, até programas de computador.

 

Áreas de atuação


- Produção artística (escultura, pintura, desenho, gravura etc.)
- Curadoria
- Monitoria
- Ensino e pesquisa
- Consultoria

 

2. ENSINO

 

Número de faculdades:         10

 

Melhores cursos:                 Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina               (Florianópolis), Universidade Federal de Pelotas (RS) / (Design)

 

Vagas disponíveis por ano:     325

 

Duração do curso:                  4 anos

 

Candidatos:                              620

 

Candidatos/vaga:                      1,9

 

Formandos por ano:                =

 

 

3. ESTÁGIO

 

Estágio obrigatório?   


Não

 

Quem recruta estagiários


- Galerias de arte
- Museus
- Centros culturais
- Universidades

 


Melhor época do ano para procurar estágio   


Não há uma época definida 
 


Momento ideal para iniciar estágio   


Não há um momento específico
 


Atividades do estágio   


- Atividades mais operacionais e de auxílio ao artista sênior.
- Monitoramento de exposições.

 

4. MERCADO

 

Profissionais no mercado

    
2.050


 

Exigências para atuar na profissão


Não há

 

Regulamentação

    
Não há


 

Ganho inicial (média mensal)


Depende da atividade. Técnicos em conservação que ingressam no serviço público federal ganham salários em torno de R$ 1.200 e restauradores, R$ 1.700. Em cargos no serviço público estadual, os salários para funções equivalentes são um pouco menores.


Ganho escalão intermediário (média mensal)

 

Depende da atividade. Conservador/restaurador pode atuar de forma autônoma. Seus ganhos irão depender da qualidade do seu trabalho e de suas capacidades específicas de atuação. Os ganhos com essa atividade ultrapassam R $ 2.000 mensais. 
 

Ganho no auge (média mensal)  

 
Depende da atividade. Alguns profissionais trabalham com projetos. Os ganhos irão depender do montante de recursos envolvidos. Muitas vezes um projeto dura meses até ser efetivado, e os ganhos são correspondentes ao período de trabalho. Em geral, os profissionais realizam um ou dois projetos por ano.


Atividades do início de carreira
- Atividades operacionais e de apoio a outros artistas.
- Monitoramento de exposições em galerias, universidades, centros culturais.

 

Evolução da profissão  

 
De início, o artista plástico faz pequena participação em exposições e, geralmente, não ganha nada por isso. Muitas vezes até paga para ter um espaço de divulgação de seu trabalho. À medida que se torna conhecido, o profissional pode ser convidado a expor seu trabalho ou a executar obras para órgãos públicos.

 

Auge da carreira


Cerca de 20 anos após o início da carreira.


 

Dicas


- É importante estudar diferentes técnicas para a mesma atividade. 
- Conviver com artistas de outras áreas, ampliar a rede de contatos, buscar parcerias para exposições é fundamental, já que esse campo depende muito de indicação e de relacionamento.
- Viajar e conhecer diversos centros culturais e órgãos ligados à cultura ajuda a aprimorar a técnica e estimular a criatividade.
- Expor os trabalhos sempre que possível para o maior número de pessoas é importante para se tornar conhecido.

Conhecimento de Desenhista no mercado

Conheça a história do artista plástico Ruy Relbquy

Quixelô. Uma história de superação vem da zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará. Na localidade de Riacho do Meio, o artista plástico, autodidata, cadeirante, pinta telas com a boca. Ruy Relbquy Silva, 26 anos, não vive da arte que produz, mas é por meio das tintas e pincéis que ele encontrou uma forma de ver o mundo, de viver e de revelar o talento que a vida lhe deu.

 

Contato:

Ruy Relbquy

Telefone:(88) 99 27-23 05

Design gráfico

 

Profissões relacionadas ao curso: Designer, produtor editorial, programador visual.

Designer gráfico


O designer gráfico cria, desenvolve e executa projetos e sistemas que agreguem textos e imagens em meios impressos e eletrônicos. Concebe novos produtos de acordo com as necessidades do cliente e customiza os já existentes, adequando-os às transformações tecnológicas e sociais. Realiza a construção e o desenvolvimento de identidades visuais, marcas, logotipos e embalagens, além de trabalhar em sistemas de sinalização de espaços diversos.
 

Principais áreas de atuação   


- Produção de marca e identidade visual em empresas de diversos setores
- Comunicação visual
- Webdesigner
- Editoração eletrônica

 

2. ENSINO

 

Número de faculdades:          35

 

Melhores cursos:                     Universidade de Brasília, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis), Universidade Federal de Pelotas (RS) / (Design)

 

Vagas disponíveis por ano:    2.243

 

Duração do curso:                  4 anos

 

Candidatos:                             4.487

 

Candidatos/vaga:                    2

 

Formandos por ano:               968

 

 

3. ESTÁGIO

 

Estágio obrigatório? 

   
Não

 

Quem recruta estagiários


- Empresas de branding (trabalho de construção e gerenciamento de uma marca)
- Empresas de design de produto e de embalagem.
- Produtoras de material para pontos de venda (PDV).


 

Melhor época do ano para procurar estágio   


Início de semestre.

 

Momento ideal para iniciar estágio   


A partir do segundo ano letivo.

 

Atividades do estágio


- Digitação de textos.
- Pesquisa de informações e referências para os projetos.
- Montagem de layouts on e offline.
- Digitalização de material.
- Pesquisa de imagens.
- Elaboração de desenhos, ilustrações e criações simples.

 

4. MERCADO

 

Profissionais no mercado   


Não há dados disponíveis.
 

Exigências para atuar na profissão


- Conhecer os aplicativos da área, como Photoshop, InDesign e  Illustrator.
- Conhecimento técnico.


 

Regulamentação   


Não há, mas a Associação dos Designers Gráficos (ADG) tem um Código de Ética que orienta os associados.

 

Ganho inicial (média mensal)


- Em agências pequenas, R$ 1,5 mil.
- Em empresas médias e grandes, R$ 2 mil.

 

Ganho escalão intermediário (média mensal)


- Em agências pequenas, de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil.
- Em empresas médias e grandes, de R$ 4,5 mil.

 

Ganho no auge (média mensal)


- Em agências pequenas, acima de R$ 5 mil.
- Em empresas médias e grandes, acima de R$ 7 mil.

 

Atividades do início de carreira  

  
Criação de banners para internet e logos, desenvolvimento de sites e blogs, tratamento e fusão de imagens, editoração eletrônica.


Evolução da profissão


Em geral, começa como assistente na equipe de uma agência. Conforme ganha experiência, pode se tornar diretor de arte, criar sua própria empresa ou trabalhar na área de desenvolvimento de produto ou marketing em grandes corporações, onde pode ocupar cargos de gerência.

Geralmente, o profissional que já tem muitos trabalhos publicados e reconhecidos participa de premiações, exposições e concursos para enriquecer seu currículo.

 

Auge da carreira  

  
De cinco a dez anos, em média, já que a evolução da carreira pode ser medida pela quantidade de materiais produzidos e publicados.

 

Dicas


- O profissional deve se manter atualizado para acompanhar o dinamismo da profissão e estar antenado com aquilo que está na moda.
- Cumprir prazos e ser tecnicamente capaz de desenvolver soluções são habilidades que diferenciam o profissional no mercado.
- A leitura de livros, revistas e artigos é essencial para a formação de um repertório criativo, assim como conhecer o trabalho de outros profissionais da área e se desligar do computador de vez em quando.
- Nem tudo é design: é importante usar o bom-senso para determinar quem ou o que será sua fonte de inspiração.

bottom of page